sábado, 10 de julho de 2010

Queridos irmaos e amigos:

Este último mês de junho, foi bem intenso ... tivemos muitas atividades na área de ensino junto aos obreiros, com os jovens, mas principalmente com crianças, pois dia 01 é o dia da criança moçambicana e dia 16 dia da criança africana, datas importantes para o povo local e que neste ano foi muito frisado a questão dos direitos das crianças, bem como, grandes alertas sobre a questão de tráfico de menores para práticas de retirada de órgãos humanos e pedofilia, mais precisamente por causa da grande quantidade de turistas oriundos de vários países, por causa do Mundial de Futebol na vizinha África do Sul.

Participamos de um funeral de Natalia, uma menina de 7 anos de idade, filha de irmãos novos na fé em Jesus Cristo, que saiu para brincar mas, não retornou à casa, buscas aconteceram, e encontraram-na apenas no dia seguinte, dentro de um poço de água, provavelmente quando retornava para casa, à noite, ela não percebeu que no poço não havia tampa e caiu. Foi uma experiência diferente para o Edu, já que as cerimônias e rituais nos funerais são algo a parte na cultura macua, por exemplo, quando o cortejo fúnebre passa as crianças tem que tapar o rosto ou esconder-se, porque dizem que senão fizerem isto, o espírito do morto chama a elas e logo elas morrem também... e outras coisas mais.

Tivemos atividades especiais com as crianças internadas no Hospital Central de Nampula, no dia 01... decoramos um pátio, preparamos 428 pacotes com doações que arrecadamos (pirulitos, sumos, biscoitos, fraldas, chupetas, sabão e alguns brinquedos) e as crianças foram trazidas ao pátio pelos pais e responsáveis, onde tivemos uma programação especial com elas, cantando, dançando, brincando e abençoando suas vidas... há muitas crianças com doenças como hidrocefalias, cancros, carcinomas, desidratações, raquitismo e com HIV/AIDS ... com quadros variados, umas a espera de uma leve melhora, para transfusões de sangue, e outras a espera de vaga para cirurgias mais complexas. Percebemos ali, nos olhinhos de cada uma delas, a alegria e a esperança, o desejo de sobreviver e de ultrapassarem suas mazelas.

Laura, uma garota de 09 anos, está a espera de uma cirurgia, ela tem um tumor na lateral do cérebro que já deformou seu rosto, ela impressionou-nos não pelo tumor em si, mas pelo olhar tão sereno e meigo que ela lançava quando brincávamos com as crianças, ela aproximou-se tomou a minha mão e chamou-me para dançar com ela...confesso que na hora que ela começou a movimentar-se, temi, pois o tumor chegava a balançar, mas ela, não se importava e numa grande roda, bailamos...ao som das palmas das outras crianças ...que momento especial!!! O coração ficou apertado, mas ao mesmo tempo tão grato a Deus, por poder servir aos pequeninos do nosso Pai. Que privilégio!!!

Dia 16 repetimos a dose em um outro centro pediátrico, mais distante da cidade...
Estivemos com aproximadamente 100 crianças, onde também levamos as doações, além da ala pediátrica, estivemos ainda no setor diário de vacinação e na maternidade, onde encontramos mães muito, muito jovens mesmo, pareciam crianças, segurando bebês recém-nascidos...um albino, outra pré-matura que cabia na palma da mão...nao sabemos se sobreviveu... não tinha incubadora funcionando, outra que tinha mesmo acabado de nascer, nem banho havia tomado... e foi o momento que tivemos de abençoar a essas crianças em nome de Jesus.

"E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."
(Mateus 25 : 40)

Louvamos a Deus por seu carinho, orações e apoio financeiro nessa obra, entendemos que vocês são participantes diretos em tudo o que Deus tem realizado através de nós e em nós, no alcançar de vidas.
Recebam nosso abraço com carinho e saudades!

Venha fazer parte deste time
Depósitos:
Ione Rodrigues da Silva
Bradesco - 237
Ag: 115 - Vl. Prudente
Cc: 083445-9

Ione e Edu
Servindo ao Senhor Jesus em Moçambique
Entre os Macuas

Nenhum comentário:

Postar um comentário